publications
Article
VLMA investe na compensação de suas emissões de carbono!
Priscila Garcia
VLMA e o Projeto Carbono Neutro
Diante de todos os problemas ambientais globais que enfrentamos, como, por exemplo, o aquecimento global, pode-se dizer que um dos principais causadores destes fenômenos prejudiciais à natureza é o efeito estufa. O aquecimento global pode ser notado através das grandes secas, as estações chegando fora de época, o nível dos oceanos subindo com o passar dos anos, inundações, a redução da biodiversidade, dentre outros desastres naturais.
Apesar de ser um fenômeno essencial para a manutenção da vida na Terra, o efeito estufa tem se intensificado em virtude da emissão excessiva de gases à atmosfera. O agravamento do efeito estufa é provocado pela emissão de gases provenientes, principalmente, da ação humana, que são chamados de Gases de Efeito Estufa (GEE).
Mas afinal, o que são os GEE?
Os Gases de Efeito Estufa (GEE) são substâncias gasosas naturalmente presentes na atmosfera e que absorvem parte da radiação infravermelha emitida pelo Sol e refletida pela superfície terrestre, dificultando o escape desta radiação (calor) para o espaço.
As emissões de GEE ocorrem, principalmente, por meio do desmatamento, da agropecuária, dos setores de energia que utilizam combustíveis fósseis, dos resíduos e os processos industriais, etc. Atualmente, são emitidos 52,4 bilhões de GEE por ano por atividades humanas.
Diversas empresas já estão aderindo a projetos que visam a redução e/ou compensação do GEE, sendo que algumas, inclusive, se comprometeram a ter suas emissões compensadas até 2050, ou mesmo compensar as emissões de toda a história da companhia e assim se tornar Carbono Negativas.
VLMA Rumo ao Carbono Neutro!
Tendo isso em mente, e visando tornar a sua operação mais sustentável, o VLMA, em parceria com a GSS, decidiu desenvolver um projeto próprio para compensação do carbono gerado na execução de suas atividades.
Elaboramos um Inventário de Emissões do VLMA, por meio do qual foi possível contabilizar a emissão de GEE total do escritório, e, a partir dessas informações, traçar planos, metas e correções de problemas para reduzir estas emissões.
A compensação do carbono relativa ao exercício do ano de 2021 já foi feita, por meio do investimento no projeto “Estradas com Araucárias”, que incentiva o plantio das araucárias em divisas de propriedades rurais familiares localizadas perto de estradas.
O próximo passo é incentivarmos uma cultura sustentável no escritório, buscando uma redução na emissão do carbono na execução das atividades nos próximos anos!