publications
News
Câmara aprova texto-base da Reforma Tributária do Imposto de Renda
Vitor Serenato
Nas sessões plenárias dessa semana a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da Reforma Tributário do Imposto de Renda. Com isso, o Projeto de Lei seguirá para tramitação no Senado Federal.
O texto aprovado contém algumas alterações em relação à última versão do parecer do Relator Dep. Celso Sabino (versão que comentamos em nossa publicação anterior sobre o tema). A principal alteração diz respeito às alíquotas do IRPJ e CSLL. Vejam abaixo o quadro-resumo atualizado das alíquotas:
*A alíquota adicional de IRPJ incide apenas sobre o valor da base de cálculo que excede R$ 60.000,00 no trimestre.
** A redução da alíquota de CSLL de 9% para 8% é condicionada à aprovação de outras leis extinguindo alguns benefícios fiscais.
Restou mantida no texto-base o fim da isenção da distribuição de lucro e dividendos, que passará a sofrer a incidência do Imposto de Renda na Fonte à alíquota de 15%. Diante dessas alterações, recalculamos o impacto tributário da Reforma considerando alguns cenários. Vejam no quadro abaixo:
Em relação ao Imposto de Renda das Pessoas Físicas, a principal modificação do texto base aprovado ontem refere-se à possibilidade de qualquer contribuinte efetuar a declaração pelo desconto simplificado. Essa opção, no texto anterior, estava limitada aos contribuintes que auferissem até R$ 40.000,00 de rendimentos tributáveis.
Outros pontos do Projeto que analisamos na nossa publicação anterior foram mantidos no texto-base aprovado, tais como a extinção dos Juros sobre Capital Próprio; as exceções à incidência de IR-Fonte sobre a distribuição de dividendos; e o aumento de valores nas faixas de progressividade do IRPF.
Seguiremos acompanhando e informando nossos clientes acerca da tramitação e conteúdo do Projeto de Lei.