publicações
Perguntas e Respostas
ESG e ODS o que significam e como se relacionam?
Cristiano Taverni e Bernardo Corrêa
Os termos “ESG” e “ODS” estão relacionados a práticas ambiental e socialmente responsáveis.
A sigla ESG (Environmental, Social & Governance), tem origem no relatório “Who Cares Win” (Quem se importa ganha), de 2005, elaborado pelo Pacto Global da ONU e Banco Mundial.
As práticas ESG nada mais são do que compromissos que podem ser adotados por empresas, organizações e até mesmo governos, voltados para a preservação do meio ambiente, defesa e promoção dos Direitos Humanos dentro e fora da organização, principalmente seu entorno, e gestão transparente e sustentável do negócio.
Por sua vez, a sigla “ODS” se refere aos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e fazem parte da Agenda 2030 da ONU. As ODSs, como são conhecidas, são um conjunto de ações voltadas a erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir paz e prosperidade para todos.
Ambos, ESG e ODS, hoje permeiam, mas não estão limitados, à atividade empresarial, servindo de importantes vetores de transformação e crescimento sustentável, tanto que algumas companhias utilizam indicadores de sustentabilidade, considerados por investidores na tomada de decisões.
Existem ainda, selos sustentáveis, conferidos às empresas que adotam as práticas ESG e ODS em toda a sua estrutura e organização.
No próximo VLMA Descomplica da série ESG, você vai conhecer como funcionam os selos sustentáveis, como o Selo Verde e o Selo Amazônia.