publicações
Artigo
Agronegócio: Pilar Econômico do Brasil Representa 24,4% do PIB
Elora Buzzi
Como se sabe, o agronegócio é uma das atividades mais importantes da economia brasileira, sendo responsável por aproximadamente 24,4% do Produto Interno Bruto (PIB), conforme divulgado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
No entanto, até o ano de 2030, estima-se que cerca de 40% dos produtores rurais encerrarão suas atividades, de acordo com os dados fornecidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Segundo uma pesquisa publicada pela Revista Científica da Faccari, aproximadamente dos 90% dos negócios agrícolas brasileiros encontrados na classificação familiar, apenas 30% chegam à segunda geração e 10%, à terceira.
Tais dados são alarmantes e demonstram que em pouco mais de 05 (cinco) anos, grande parte dos produtores rurais sairão do mercado em um país onde a produção agropecuária tem um papel tão relevante para a economia. E um dos fatores determinantes é a ausência de planejamento patrimonial e sucessório das famílias envolvidas com o agronegócio, bem como a falta de um controle empresarial efetivo que pode levar à venda precoce, dissolução patrimonial e até mesmo ao pedido de Recuperação Judicial.
Importa destacar que houve um aumento recente e expressivo no número de pedidos de Recuperação Judicial para empresas de produtos e serviços que se relacionam diretamente com o agronegócio, de acordo com o estudo realizado pelo Serasa Experian. Durante todo o ano de 2023, foram acumulados 321 (trezentos e vinte e um) pedidos, registrando um crescimento de 82,4% em comparação com o ano anterior, tendo em vista que no ano de 2022 foram constatadas 176 (cento e setenta e seis) requisições em tal sentido:
O setor representou cerca de 22,8% de todos os pedidos de Recuperação Judicial de 2023. Não obstante, os estados que mais buscaram pelo referido instituto no ano de 2023 foram São Paulo e Minas Gerais. Na sequência, estão o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul:
Assim, é cada vez mais importante que aqueles envolvidos com o agronegócio, sejam pequenas famílias ou grandes empresas, se preparem e utilizem de todas as ferramentas jurídicas existentes para garantir sua eficiência e, principalmente, sua perenidade. Nesse sentido, seguem alguns pontos que merecem atenção.
- Disponível em: <https://exame.com/agro/pib-do-agronegocio-avanca-no-trimestre-e-deve-ultrapassar-r-26-trilhoes-em-2023/>. Acesso em: 06 de setembro de 2024.
2. Disponível em: <https://www.cecafe.com.br/sustentabilidade/artigos/sucessao-familiar-e-empreendedorismo-o-futuro-da-cafeicultura-brasileira-20170613/>. Acesso em: 06 de setembro de 2024.
3. Disponível em: <https://www.portaldoagronegocio.com.br/gestao-rural/gestao/noticias/sucessao-e-desafio-para-empresas-agricolas-familiares>. Acesso em: 06 de setembro de 2024.
4. Disponível em: <https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/agronegocios/recuperacao-judicial-empresas-relacionadas-ao-agronegocio-tiveram-alta-na-demanda-pelo-recurso-em-2023-revela-serasa-experian/>. Acesso em: 06 de setembro de 2024.